Um framework de carreira para programadores

Postado há 6 meses
Desenvolvimento Pessoal

Diante de tantas tecnologias e possibilidades no gigantesco mundo tech, qualquer um pode ficar confuso com tantos caminhos possíveis. Se formos pensar somente no exercício da programação, temos dezenas de aplicações (Mobile, Web, Desktop, etc.), cada uma dessas aplicações com centenas de tecnologias (linguagens, banco de dados, sistema operacional, etc.). Este artigo se propõe a apresentar um modelo de organização de carreira para o programador, com foco em um escopo fechado.


Em primeiro lugar, vamos deixar claro que, no mundo de hoje, não é mais viável profissionalmente conhecer apenas uma ou duas tecnologias. A facilidade no aprendizado com tutoriais, cursos e IA tornou todo tipo de conhecimento muito mais acessível para quem precisa. É por isso que embora acredite que o caminho do especialista seja o melhor, uma visão ampla de vários assuntos é necessária.


O framework

1° - Defina uma ou duas tecnologias e se especialize nelas: Essas serão as tecnologias nas quais você terá domínio, conseguindo desenvolver com autonomia e resolver problemas complexos para além do conhecimento das IAs, sabendo dos pontos fortes e também dos fracos. Para isso, é necessário estudar diariamente e trabalhar com a tecnologia em questão;

2° - Defina até dez tecnologias para saber o básico: Aqui, o conhecimento te permitirá desenvolver e resolver problemas, porém limitado a questões de nível iniciante/intermediário (o nível de habilidade aqui pode variar);

3° - Saiba da existência das 20 tecnologias mais usadas: Não é necessário saber usar ou mesmo estudá-las, mas é importante saber que existem, onde se aplicam e qual a relação com as tecnologias que você conhece.

Essa delimitação não tão restrita é importante para que o profissional não se torne a figura do famoso "pato", que sabe de tudo, mas não faz nada direito, ao mesmo tempo que não te deixa como o profissional de uma única ferramenta, que tenta colocar pregos usando chave de fenda.


Compartilhe este Post: