Qualidade de Software: Os Atributos Essenciais Segundo a Engenharia
Todo Software tem seus desafios, isso é verdade até com os maiores, mas você sabia que existem padrões básicos de qualidade?
Aceitabilidade, Dependabilidade e Segurança da informação, Eficiência e Manutenibilidade. Estes são os atributos essenciais definidos por uma referência famosa na Engenharia de Software, citada no final.
Detalhando um pouco mais:
Aceitabilidade fala da utilidade desse software para seu usuário final, ele deve atender as necessidade reais de uso, ser inteligível e bem integrado com os demais sistemas usados pelo seu usuário.
Dependabilidade e Segurança da informação(security) Se refere a segurança desse software, tanto no quesito segurança da informação (security), contra ataques hackers, quanto no sentido de Dependabilidade (safety) por não causar danos físicos ou financeiros em caso de falhas acidentais.
Eficiência é a qualidade do software de usar recursos como memória e ciclos de processamento sem desperdícios, entregando a melhor performance possível da stack utilizada.
Manutenibilidade é considerado um atributo crítico, pois a manutenção tem um percentual relevante nos custos no ciclo de vida de um software, que passará por constantes mudanças e evoluções, por isso, um código bem escrito é tão relevante.
Estes não são os únicos atributos para medir a qualidade de um software, poderíamos falar em Portabilidade, ISO/IEC 25010, dentre outros, mas os acima citados são o básico para que um software seja considerado bom.
Bibliografia.
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de software. 10. ed. São Paulo, SP: Pearson, 2018. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 21 ago 2025.