O motivo da desistência de alguns é o mesmo motivo que me fez querer ser um programador: Programação é difícil!

Postado há 5 meses
Desenvolvimento Pessoal

Existe uma regra implícita em tudo na vida: quanto mais difícil é fazer alguma coisa, menos pessoas tentarão fazer. Essa regra associada à lei econômica da oferta e demanda (onde o preço de algo varia de acordo com a quantidade de oferta em relação a demanda) faz com que a profissão de programador seja muito valiosa.


Se você não entendeu eu vou explicar melhor: Se programação é difícil, então existem poucos programadores, se existem poucos programadores e a demanda é alta, logo o preço tende a aumentar.

E foi exatamente isso que me atraiu (associado a satisfação de escrever código), quando abri pela primeira vez um editor de código e tentei compreender um simples HTML com CSS percebi que aquilo era pra mim! Eu não achei nem um pouco fácil, e por isso eu pensei: Se isso é difícil pra mim, com certeza é difícil para 90% das pessoas e, considerando que o brasileiro (ou ser humano) médio não lida bem com desafios, eu certamente acharia um lugar ao sol na tecnologia!

Não tem a ver com genialidade, tem a ver com mentalidade e comportamento. Isso não é exclusivo da programação, mas se aplica a tudo que tem valor e a quase tudo que vale a pena ser feito nessa vida.

Não quero dizer com isso que todos que se esforçarem conseguirão, a vida não é uma sucessão de causas e efeitos simples, existem coisas que vão aleḿ do controle e que podem impedir ou favorecer alguém. Quero dizer que a única forma de se conseguir trabalhar nessa profissão é que, se você tiver as habilidades certas, considerando que o mercado de tech tende a aumentar e a mão de obra capacitada tende a diminuir, é muito provável que alguém verdadeiramente aplicado consiga ganhar/criar a sua oportunidade e que, a maior parte dos que não conseguem essa oportunidade foi por desistência devido a dificuldade da profissão.


Ainda bem que a programação é difícil!

Compartilhe este Post: